top
black
black
apres01
line vert   APRESENTAÇÃO | EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO | CALENDÁRIO DE INICIATIVAS | O CORPUS DOS BONECOS | TEXTOS | LINKS
line
 APRESENTAÇÃO
line

Graças a vários factores que, nas últimas décadas, contribuíram para a revisão da sua verdadeira importância no conjunto das formas de teatro mundial, o teatro de marionetas pode ser considerado hoje como uma arte privilegiada. Além de ter suscitado, pelo seu dinamismo e criatividade, uma nova recepção junto dos espectadores de teatro em geral, despertou também o interesse dos estudiosos de teatro, mais recentemente organizados em departamentos, cursos ou projectos de investigação nas Universidades. O conhecimento erudito e aprofundado do teatro de marionetas tem a particularidade de manter uma grande proximidade com as práticas dos artistas que, ora procuram conservar tradições ainda bem vivas na cultura contemporânea, ora procuram contribuir para a experimentação de formas novas, influenciados pela evolução mais recente das artes performativas.

O caso dos Bonecos de Santo Aleixo surge como um exemplo perfeito da situação actual do teatro de marionetas que acaba de ser descrita. Enquanto espólio antigo, sob o impacto das transformações culturais e sociais da nossa modernidade, encontrava-se ameaçado de desaparecer se não tivesse sido entregue aos actores-marionetistas do Cendrev que, desde finais dos anos 1980, asseguram a sua apresentação regular ao público local, regional, nacional e internacional. Sedeados em Évora, os Bonecos também passaram a ser objecto de estudo assim que os Estudos Teatrais foram criados na Universidade de Évora. Foi no seu Centro de História da Arte (CHA/UE) que nasceu em 1997 a investigação desse teatro, no seguimento do trabalho insubstituível já realizado pelo actor Alexandre Passos na fase de recolha e transmissão do repertório e do espólio ao Cendrev.

Por ter sido considerada relevante para o conhecimento da vida teatral portuguesa, quer na sua expressão mais tradicional, quer nas suas manifestações actuais, a candidatura autónoma do projecto de investigação intitulado “Os Bonecos de Santo Aleixo no passado e presente do teatro em Portugal” e apresentado em parceria com o Cendrev, em 2004, ao programa de apoio comunitário POCTI/FSE/FEDER no âmbito dos Concursos de Projectos de Investigação & Desenvolvimento abertos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, mereceu a aprovação de um financiamento que apoia todas as vertentes do trabalho a desenvolver entre 2005 e 2007, em torno da recolha e da interpretação das fontes relativas aos BSA e da análise da sua recepção actual.

A equipa constituída por actores-manipuladores e universitários nacionais e estrangeiros iniciou em 2006 o trabalho de investigação do espólio de acordo com os objectivos principais do projecto, nomeadamente, o de sistematização e disponibilização da informação relativa ao espólio existente. Agora disponibilizada em formato digital no “site” do Centro de História da Arte, tal divulgação permite internacionalizar a investigação teatral feita em Portugal, além de permitir ao público em geral o acesso à investigação. Nesse campo, destacam-se a organização de seminários abertos ao público (2005, 2006 e 2007) e a publicação dos materiais existentes (2007). Ao garantir a estabilidade do projecto, este financiamento vem em boa hora confirmar a justeza do trabalho realizado até hoje e a validade do empenho de quem, artista ou investigadore, acredita na necessidade (e a urgência) de manter viva a memória cultural dos povos.

Christine Zurbach

line vert apres02 black